FUNKY JAMAICAN SKA?!?!?! WTF?!

FUNKY JAMAICAN SKA?!?!?! WTF?!É, afinal de contas o que é isso!? De onde veio? Por que esse ‘nome’!?

Por anos toquei Hardcore, aquele som frenético, bateras pegadas, riffs, distorções e letras politizadas. Esse era o som que eu sentia, era a forma como eu queria me expressar. Mas aos poucos a cabeça vai abrindo, tu sente vontade de experimentar novas coisas, novos sons.

Tive minha minha primeira experiência ‘diferente’ do que estava acostumado tocando Ska numa banda chamada ‘Iskas’. Formada por: eu, na voz e guitarra, Maurício Levy no baixo e voz, e Cauê Borella, antigo baixista da THL, na bateria. Era um som sem compromisso, com a mesma ideologia, mas num ritmo diferente, e algo que nunca tinha experimentado. E foi massa. Eramos livres, e não escolhemos um estilo, ele veio, era o que tocávamos.

Ali foi a primeira vez que tive o ‘estalo’ e vi que o som não tem barreiras, tu é livre, não existem estilos, não existem rótulos, tu podes fazer o que tu quiser fazer, da forma que quiser, e se tu for sincero fazendo isso, tu estará no caminho certo.

Quando a TRIATHLON se formou a ideia era ser uma banda livre, tocaríamos o que viesse da forma que viesse, totalmente sem rótulos. Aos poucos é claro, como toda banda, algumas características se salientam, e tu naturalmente acaba indo mais para um lado do que pra outro, coisas te agradam mais que outras, é a ordem natural da coisa. Mas isso não quer dizer que nos bitolamos, não, apenas temos ritmos e pegadas que nos agradam mais nesse momento, que são mais a nossa cara, amanha talvez sejam outras, e depois outras, vai saber.

O que mais te perguntam quando tu tens uma banda é: que tipo de som tu faz?! É natural, muitas vezes teu estilo, o jeito de tu te vestir fazem as pessoas já automaticamente direcionarem para algo. Quando eu ainda tocava Hardcore e já tinha os dreads, os ‘nego’ sempre perguntavam: tua banda é de reggae neh?! Claro, dreads, Bob Marley, REGGAE, é obvio. Mas bom, essa questão fica pra outro momento, vamos voltar ao estilo de som.

Entre tantas perguntas sobre nosso estilo de som, e o som mesclado que fazíamos, ficava difícil dizer: ‘cara’ tocamos um som meio funkeado, com ska, com pegadas rock’n roll, tem reggae, tem rap, tem ‘pscicodelia’, parecido com isso e com aquilo, e por aí ia o papo. Mas era complicado. Ao mesmo tempo que tu dizia tudo, tu não dizia nada, sabe?! E foi numa brincadeira, podemos dizer, que surgiu o Funky Jamaican Ska.

Não é um rótulo, acho que também não é um estilo, é apenas uma “expressão’ que explica mais facilmente nosso ‘estilo’ de som. Explicando da forma mais específica e detalhada ou dizendo: tocamos Funky Jamaican Ska, a pulga continua atrás da orelha das pessoas, mas nosso ‘autointitulado estilo’ já te direciona, mais facilmente, para perto do som que a TRIATHLON faz, e essa é a ideia.

A TRIATHLON não toca Ska Jamaicano, também não somos uma banda de Funk americano, nós somos uma mistura de tudo isso e mais um pouco. Tem ska, tem funky, tem Jamaica, e tem muito mais coisa. Nossas raízes Rock’n roll continuam presentes, nossa ideologia continua a mesma de tempos atrás, é só ver nas letras, é só ver nas pegadas.

Nosso som pode continuar nessa onda, pode mudar, pode se transformar, tudo é possível, pois aqui somos livres, livres pra criar, livres pra voar. Seguiremos assim com a nossa liberdade, pois é isso que nos da forças, é isso que alimenta nossas almas e, ao meu ver, essa é a magia da música. Cada um tem suas individualidades, suas características, seus estilos, e a mistura, a união de tudo isso, é o som que a TRIATHLON faz hoje e vai fazer amanha e depois.

São as singularidades que diferenciam uns dos outros, se fossemos todos iguais qual seria a graça neh?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s