O Artista…

O Artista...

Alguém leu uma vez algum texto, artigo, livro, não me recordo ao certo, mas algo relacionado ao teatro, e compartilhou a seguinte frase comigo: “Todo ator tem um espaço vazio dentro de si que jamais será preenchido.”

Não sei exatamente em qual contexto estava encaixada esta frase, mas vamos transforma-lá para: “Todo ARTISTA tem um vazio dentro de si que jamais será preenchido.”

Vou filtrar para a minha visão sobre o artista. Sem ir a fundo exatamente no que o autor quis dizer, pois a frase por si só já diz quase tudo pra mim.

São 25 anos sonhando, pouco mais de 12 anos de luta… e as vezes ainda me pergunto: o que estou fazendo com a minha vida?!

O artista luta diariamente contra todos padrões sociais impostos, pois tu foge do roteiro básico de vida padronizado que já vem embutido quanto tu nasce: estudar, entrar numa faculdade, fazer uma pós, doutorado, mestrado, ou o que for. Mas na arte a coisa é diferente. Não vai ser uma faculdade que te vai te transformar em artista, ela vai auxiliar com certeza, mas é a vida é quem te transforma em artista.

Ao meu ver, o verdadeiro artista é um ser que nunca se acomoda. Ele luta dia e noite pela sua arte, ele respira, transpira e vive aquilo intensamente. Voltando a frase que citei no inicio do texto, sim, o artista terá sempre um vazio dentro dele, pois para ele a perfeição não existe, a cada ‘etapa’ vencida, uma nova ‘etapa’ se abre, e assim suscetivamente, até que ‘a morte os separe’.

O artista caí, se levanta, e vai de novo. Sorri, chora, grita, esperneia, mas segue a luta. Isso é arte, isso é lutar para se expressar, da forma que for, não existem barreiras que não possam ser ultrapassadas. A arte é uma forma linda de expressão, pois tu tens o poder de atingir a vida das outras pessoas, passar tua mensagem, tua ideia, confortar, alegrar, compartilhar, fazer com que a pessoa se identifique contigo num momento triste, a arte é tudo e mais um pouco, ela esta em todos os lugares, em todos os momentos.

Cada momento é um aprendizado, cada momento é uma descoberta. É muito estudo, muito compartilhamento, muito foco. Tu ‘paleteia’ muito e muito pra chegar aonde tu quer. Mas isso em todas as ‘profissões’ né?! Nada na vida cai do céu… vamos lembrar disso!

Resumindo o meu pensamento, pra mim, a arte é um autoconhecimento, uma impostação de limites e barreiras que tu tem que ultrapassar. A um passo de cada vez tu vai atingindo teus objetivos e espalhando tua mensagem. A arte não tem fim, ela é infinita. Quanto mais tu lutar, mais longe tu vai, e mais satisfatória será.

Então a pergunta é: até que etapa será que vamos conseguir chegar? Sigo lutando…. vamos ver!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s