A música…

Segue abaixo pensamento que meu brother Rafael Forneck me enviou e vale muito a leitura. O Rafa é uma grande músico, participou do nosso álbum FUNKY JAMAICAN SKA com sua Harmônica (gaita de boca) eletrizante em 3 faixas do disco: A Mais Nova, Funky Monkey e Novo Lugar. 

Reflitam…

“Não há pessoa no mundo que não goste de música, certo? Uns mais, outros menos, mas não conheço ninguém que não goste. Mas alguma fez vocês já se perguntaram por que gostamos de música? Ou mais além, o que nos faz distinguir um mero barulho de uma nota musical? Ou então como todos nós sabemos distinguir alguém que cante bem de alguém de que não cante, mesmo que a grande maioria de nós não possua nenhum conhecimento de teoria musical?

A grande verdade é que não precisamos conhecer teoria musical para gostarmos de música, ela apenas descreve algo inerte à todos nós. Se não gostarmos do barulho de uma porta rangendo, por que gostamos de uma corda vibrando numa determinada frequência? Na verdade nem a teoria musical consegue explicar isso, mas ela, de certa forma, classifica o que gostamos do que não gostamos. Mas mesmo assim, por que algumas notas caem bem em uma música, e outras não?

Aí que entra as escalas musicais, que agrupa quais notas caem bem juntas, e quais notas não combinam. Mas então eu preciso saber teoria musical pra saber quais notas caem bem juntas? Justamente o contrário, as escalas apenas descrevem o que gostamos, e não determinam o que devemos gostar. Lógico que quanto mais ouvimos determinada escala, mais gostamos dela, e isto explica por que algumas escalas são populares em alguns povos, e outros preferem outras escalas.

Resumidamente, todos dominamos as escalas musicais, mesmo sem saber a teoria por trás delas. E é isso que o músico Bob McFerrin explica neste video da World Science Festival, sem usar nenhuma palavra para isto. Assista e cante com o video, e veja como você também domina a escala pentatônica.”

https://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk&feature=youtube_gdata_player

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s